terça-feira, 6 de novembro de 2012

Macapá com a linha do Equador

Macapá é a única capital brasileira que é cortada pela imaginária linha do Equador, que divide o planeta Terra em dois hemisférios: norte e sul.
Na cidade, há um monumento chamado de Marco Zero, localizado a 5 km do centro da cidade, que divide os hemisférios norte e sul dentro da cidade. Logo, uma pessoa pode está em qualquer um dos dois eixos do globo em questão de um simples passo.
Sabendo que o verão em um hemisfério corresponde ao inverno no outro, a cidade está dividida em duas estações e uma pessoa pode passar o ano vivendo só no verão ou só no inverno conforme sua localização na cidade.
Existe um fenômeno que faz a água escorrer pelo ralo girando no sentido horário no hemisfério norte e no sentido anti-horário no hemisfério sul.
Outro fato curioso é o Estádio Milton Corrêa, conhecido como Zerão, em que a linha do meio de campo corresponderia à linha do Equador, logo, uma equipe inicia a partida em um dos hemisférios no primeiro tempo e em outro no segundo. Literalmente, o estádio está no ‘meio do mundo’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário